sábado, 1 de setembro de 2012

CELULITE




Celulite: Quais as causas e os cuidados que devemos ter ?
Qual é a principal queixa das mulheres em dermatologistas e clínicas de estética? Acertou quem pensou na celulite! Além da disfunção hormonal e hábitos alimentares, a celulite pode surgir através da genética!

Celulite é o aparecimento de ondulações da pele, dando um aspecto de casca de laranja ou de colchão.




CAUSA: É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso e o aparecimento da celulite depende de fatores como predisposição genética familiar, fatores hormonais, má alimentação, vida sedentária, má circulação sanguínea.



              TABELA DE AVALIAÇÃO DO GRAU DE CELULITE:

A avaliação da celulite é feita pelo dermatologista, que vai diagnosticar o grau conforme segue:






Grau 1: aparece somente com o local afetado sendo comprimido;
Grau 2: já apresenta o formato de “casca de laranja”;
Grau 3: os nódulos possuem consistência endurecida e são doloridos. Existe dor no local, com uma compressão leve.
Grau 4: circulação no local extremamente comprometida. O tecido fica duro, a dor é constante e existem fibroses.

Onde se encontra?

Glúteos: o bumbum é bastante afetado.
Coxas: principalmente na parte lateral.
Abdome: a barriga, com o acúmulo de gordura, tende a apresentar alguns furinhos.
Braços: parte posterior e lateral são afetadas.



Quais cuidados devemos ter?


- Ter uma dieta equilibrada, evitando gorduras e consumo excessivo de sal.


Consuma pouco sal :Reduza o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, ele também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que favorece a retenção de líquidos, use o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor em menor quantidade. Prefira usar temperos vegetais para dar sabor aos alimentos.



Opte pelo natural:
Os alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acumulo de toxinas. Os alimentos crus, cozidos ao vapor, biológicos e integrais, se digerem e se assimilam melhor, possuem mais nutrientes e menos compostos tóxicos.


Reforce sua reserva de metal:Além de prevenir a anemia, as verduras, hortaliças e alimentos ricos em ferro devem estar presentes em sua mesa porque a carência deste mineral favorece o surgimento de celulites. Consulte seu médico sobre a possibilidade de tomar um suplemento alimentar.



Consuma mais fibras para agilizar ao trabalho do intestino:As comidas ricas em fibras vegetais são mais úmidas, o que facilita sua movimentação no intestino e conseqüentemente, sua eliminação. As frutas, verduras, legumes e cereais são as melhores fontes naturais deste composto que também pode ser encontrado em suplementos.

Escolha as formas de cozimento mais saudáveis: Para as carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, sempre que possível, coma-as cruas. Os ovos devem ser passados por água ou em omeletes, evite fritá-los.




A mudança de hábito alimentar é muito importante!




Beba água em abundância!

Pois ela filtra as toxinas, assim como as dilui facilitando o processo de excreção do corpo, regula a nossa temperatura corporal, acelera o processo de emagrecimento, ajuda a combater acne, CELULITE estrias. São inúmeras as vantagens corporais de bebermos água!
Então, hidrate-se em abundância:Tome ao menos dois litros de líquidos por dia: deles, oito copos de água, entre comidas, sucos, sopas, bebidas light, exceto álcool. A hidratação facilita o trabalho dos rins, a purificação orgânica, a circulação, a eliminação de líquidos, e ajuda, ainda, na digestão dos alimentos.







Invista nos chás:A sálvia e o chá verde são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Outras ervas medicinais que ajudam a eliminar a celulite são a menta e o espinho branco.




Tire um dia para se purificar:Para limpar seu sistema digestivo e eliminar as toxinas, faça uma purificação com sucos vegetais, tome meio litro antes de cada refeição. Alguns dos vegetais mais indicados são: aipo, maçã e espinafre. Outra opção para sua jornada da purificação consiste ingerir somente frutas, hortaliças ou verduras da estação.






Controle o peso: Ainda que uma dieta com baixas calorias ajude a combater a celulite, este problema também atinge as mulheres magras. Tanto as dietas ricas em gorduras, que contribuem para a obesidade, como os regimes com muitas restrições, aceleram o surgimento de celulites.




Faça algum tipo de exercício, regularmente.






EVITE:

Sedentarismo:Boa circulação e musculatura de qualidade ajudam a prevenir a celulite e colaboram com a melhora da pele que apresenta o problema.

Roupas muito justas ou apertadas:Reduzem a circulação sanguínea e favorecem o acúmulo de líquidos nas áreas de risco de celulite.
 Má qualidade de sono:Um sono ruim pode contribuir para a liberação de hormônios do estresse que promovem retenção de líquidos no corpo, favorecendo a celulite.

Alimentação inadequada:Dietas não balanceadas e ricas em calorias e/ou sal ajudam a no ganho de peso e na retenção de líquidos que agravam a celulite.

Baixa ingestão de líquidos:Pessoas que bebem pouca água ao longo do dia acabam tendo maiores problemas de circulação e consequentemente retendo mais líquidos.

Fumo:O cigarro piora a circulação sanguínea da pele e aumenta a produção de radicais livres que podem favorecer o aparecimento da celulite.




TRATAMENTOS:





Dependendo do grau, existem tratamentos que prometem eficácia, como:
Mesoterapia, Drenagem Linfática, Endermologia, Ultrassom, Manthus,
Corrente Russa, Lipoaspiração e Subincisão, Terapias com lasers, acupuntura, radio-frequência e infravermelho.


Drenagem linfática: além de melhorar a circulação, facilita a retirada das impurezas que se acumulam com o tempo.
Carboxiterapia: melhora o edema, fazendo com que a circulação do sangue flua melhor.
Accent XL: é Um aparelho de radio frequência que quebra as traves de fibrose local, estimulando a produção de colágeno, fortalecendo a pele.
Vela Shape: esse tratamento é considerado o melhor aparelho tratar para a celulite, ele age de três maneiras, fazendo uma leve sucção local, combinando com a ação da radiofrequência e do infravermelho.






Suplementos para o auxilio de combate á celulite:






Atualmente existem alguns suplementos que auxiliam no combate à celulite. A seguir mostraremos sucintamente como tais suplementos agem em nosso organismo.
L-carnitina: tem como objetivo aumentar o consumo das gorduras, com isto auxilia na queima de gorduras nas regiões comprometidas pela celulite;
Castanha-da- índia: a castanha estimula a circulação cutânea e de retorno, auxiliando assim na eliminação de toxinas subcutâneas;
Centelha asiática: da mesma forma que a castanha-da-índia a centella asiática estimula a circulação cutânea e de retorno, auxiliando na eliminação de toxinas subcutâneas;
Ginkgo biloba: o ginkgo atua ativando a microcirculação, aumentando a perfusão de oxigênio aos tecidos;
Semente de uva em cápsulas: o pó de semente de uva encapsulada sem dúvida é o suplemento mais eficiente no combate a celulite, melhorando a circulação do sangue e funcionando como antiinflamatório dos tecidos.




Hábitos para o dia- a- dia:

diariamente, após o banho, massageie as pernas e coxas com creme anticelulite. Os movimentos devem ser leves, circulares e ascendentes, desde o tornozelo até o quadril. O mesmo pode ser feito nos braços, indo até o ombro. O processo serve para mobilizar os líquidos acumulados.




- prefira saltos baixos: o uso de salto alto dificulta a circulação.

- respire corretamente, para ajudar a liberar toxinas, relaxar as tensões e auxiliar o sangue na sua função oxigenadora.



- a natação e a hidroginástica são as atividades especialmente aconselhadas no combate à celulite, porque trabalham toda a musculatura de forma harmoniosa, além de massagear os tecidos.



- caso prefira algum outro exercício, escolha um de menor impacto, mais moderado e sem movimentos bruscos, para não agredir os tecidos. Substitua, por exemplo, a corrida pela caminhada.

- sempre que puder, coloque as pernas para o alto, flexione e estenda os dedos dos pés, faça rotação externa, interna, flexão e extensão dos tornozelos, para facilitar o retorno venoso.

- quando ficar muito tempo em pé ou sentada, descanse um pouco com as pernas para cima.

- prefira as peças folgadas e confortáveis. Não use cintas redutoras, que dificultam a circulação venosa e linfática. As roupas justas também prejudicam a circulação.






Então , meninas: xô celulite!

Vamos mudar nossos hábito e ficar maravilhosas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

GATAS VAIDOSAS DEIXEM UM COMENTÁRIO